terça-feira, 6 de outubro de 2009

Classificação dos Monstros I


Hoje a nossa conversa vai ser sobre a classificação dos monstros. Como vimos em nossa conversa anterior, a história está repleta de monstros. Grandes, pequenos, do reino animal, que se parecem humanos, vegetais, bolhas, vírus assassinos, extraterrestres. São tantas criaturas diferentes que para entendê-las em detalhe é preciso recorrer a classificações. Embora alguns teóricos sejam contrários a essas classificações, porque dizem que os monstros não cabem em nenhuma categoria, seguirei o modelo estabelecido pelo pesquisador Luiz Nazário, que com base na semelhança existente entre determinados grupos, estabelece um modelo que contempla seis grandes categorias: monstros antropomorfos, zoomorfos, polimorfos, vegetais, microscópicos e tecnológicos.

De acordo com o modelo estabelecido por Nazário, os monstros podem ser classificados em seis grandes grupos:

  1. Monstros Antropomorfos: São os monstros que um dia já foram homens ou que possuem a forma humana. Segundo Nazário, esses "monstros humanos nascem no seio de uma humanidade que rejeita sua integração criando uma imagem ideal de si mesma, da qual os malformados estão a priori exluídos". Exemplares: um homem moral ou fisicamente alterado, mutilado ou deformado por natureza, doença, acidente, experiência ou radiação; autômatos; criatura de laboratório; morto animado sob a forma de esqueleto; fantasma, aparição, múmia, zumbi ou vampiro; homem-animal, incluindo o abominável homem das neves, o pé-grande, o licantropo e o lobisomem; extraterrestre; demônio.
  2. Monstros Zoomorfos: São os monstros do reino animal. Para o pesquisador, "as espécies animais que se exacerbam monstruosamente demonstram sua desintegração no seio das outras espécies que a intervenção do homem abalando os ecossistemas com vingança das criaturas milenarmente submetidas, maltratadas e exterminadas pelo homem. Agredida pela civilização, a natureza revida sob a forma de catástrofes misteriosas ou ataques organizados de animais mutantes". Exemplares: animais únicos, sobrenatural, feroz, pré-histórico, extraterrestre ou gigante; espécie animal revoltada, alterada por experiência ou acidente.
Entrelinhas: Por hoje é só, amanhã a gente conversa sobre mais dois grupos de monstros: as plantas carnívoras e a bolha assassina, ou, na classificação de Nazário, os monstros vegetais e polimorfos.

Para saber mais:

NAZÁRIO. Luiz. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte & Ciência, 1998. p. 45-55.

Imagem: Zumbis ou mortos-vivos, exemplos de monstros antropomorfos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário